sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Exposição Solar, Agressão ou Benefício?

Existem vários benefícios na exposição ao sol, esses efeitos benéficos são fundamentais para a saúde física e mental. E quais são:
- Estimula a relação afetiva;
- Incentiva o convívio social;
- É um antidepressivo natural;
- Sintetiza a vitamina D, importante para a formação óssea;
- Traz equilíbrio psicológico e adequação do metabolismo geral.


Mas para tudo isso é importante que essa exposição seja cuidadosa e moderada para uma vida saudável, sem esquecer que é uma prática individual com duração de exposição dependendo do tipo de pele e do local em que a pessoa vive.


Quanto ás agressões na exposição ao sol, vai ter relação entre o tipo de pele e o tempo de exposição solar. E quais são:
- Queimaduras;
- Envelhecimento precoce, conhecido como fotoenvelhecimento;
- Óbito, através de tipos graves de câncer de pele, como o melanoma.


O bronzeado que foi adotado como símbolo de saúde e beleza, na verdade é uma reação de proteção do corpo humano contra a agressão da radiação solar e uma tentativa de evitar que os raios solares atravessem a derme e queimem os órgãos e vísceras.


A radiação eletromagnética está dividida em  tipo B (UVB) que é o mais nocivo à pele e atua entre 11 e 16 hs e pode provocar o câncer de pele, pois atuam na camada da epiderme, a mais superficial, instalando-se as queratoses solares, as casquinhas que não cicatrizam; e o tipo A (UVA) presente desde a alvorada até o pôr do sol e atravessando vidros, nuvens mesmo em dias nublados havendo a necessidade de proteção diária e constante, é responsável pelo envelhecimento da pele, pois é absorvido pela derme, onde  se localizam as fibras elásticas e colágenas.


Por tudo isso deve-se avaliar a relação entre agressão e benefício, equilibrando sol, prazer e proteção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário