Pele Acneica, o que é?
A acne é uma doença inflamatória, que afeta as glândulas sebáceas. É originada por diversos fatores, dentre eles alterações hormonais, estresse e fator genético. Afeta homens e mulheres, principalmente na fase da adolescência, podendo estender-se até a vida adulta. Além da face, outras regiões do crpo podem apresentar tal patologia, como costas, colo e pescoço.
Como reconhecer uma pele acneica?
A pele acneica é caracterizada por aumento da produção de secreção sebácea, espessamento da pele, com consequente retenção do sebo, o que propicia um ambiente favorável à proliferação das bactérias causadoras da acne.
De acordo com a dermatologista Dra. Andrea serra "a acne é representada ou um quadro clínico que inclui graus e lesões de formas variadas. Quanto à lesão, pode alternar entre comedões (cravos), pápulas e pústulas (espinhas), nódulos (caroços) e cistos. Está sujeita, ou não, à presença de inflamação ao redor da lesão.
Já quanto ao grau, a acne pode ser classificada em:
Grau I: pele que sedia apenas os cravos. Não há inflamação.
Grau II: há cravos e espinhas pequenas. Lesões pouco inflamadas, com pontos de pus.
Grau III: há cravos, espinhas pequenas e lesões maiores, bem inflamadas e vermelhas. São dolorosas.
Grau IV: a pele possui cravos, espinhas pequenas e grandes lesões que se interligam umas às outras, com deformidades. Há muita inflamação."
Como cuidar da Pele Acneica?
Segundo a Dra Andrea Serra "é preciso tomar alguns cuidados que vão ajudar a controlar a queratinização folicular (espessamento da pele), diminuição da atividade das glândulas sebáceas e da proliferação de bactérias, e reversão do processo inflamatório. Além disso, o paciente deve:
1). Utilizar, sem exagero, produtos para higienização, apropriados para remoção do excesso do sebo da superfície da pele;
2). Aplicar produtos que contenham ativos esfoliantes, anti-inflamatórios e cicatrizantes;
3). Procurar tratamentos complementares, como limpeza de pele, regularmente;
4). Evitar a exposição solar e sempre utilizar filtros solares específicos para a pele acneica;
5). Não espremer nem furar a acne."
Dra Andrea Serra
Dermatologista - CRM 5251548-7
Nenhum comentário:
Postar um comentário